Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




E o Dia da Bicharada?

por Robinson Kanes, em 07.03.17

IMG_9508.JPG

 

É o “Dia dos Namorados”, é o “Dia dos Pacotes de Açúcar Mascavado” (pois nem todos os cafés o servem e é preciso combater tamanho flagelo), é o “Dia das Calças de Cintura Descaída” e é até o “Dia do Não Sei o Quê Mas é Preciso Fazer Figura de Parvo e Encontrar Qualquer Coisa”.

 

Mas... alguém se lembrou, pelo menos em terras lusas, do “Dia Mundial da Vida Selvagem”? Algumas associações, mas pouco, uma iniciativa aqui e acolá e praticamente nada nos meios de comunicação. No dia 03 de Março devo ter falado com cerca de 100 pessoas e nenhuma tinha conhecimento! 

 

Eu acredito que este desconhecimento se deve ao facto de, no “Dia Mundial da Vida Selvagem” não se oferecerem casacos ou carteiras de pele. É natural que, até neste mundo dos blogs, não possam aparecer algumas senhoras e senhores a dizer que desejam aquele casaco espectacular de pele de Crocodilo do Nilo ou então um casaco bem fashion de Inverno feito de pele de foca. Além disso, tirar uma selfie e colocar a mesma online com artigos de marfim não deve ser propriamente uma forma simpática de arranjar seguidores.

 

Mas é verdade, no dia 03 de Março celebrou-se o “Dia Mundial da Vida Selvagem”! Poderia ter sido uma data interessante para questionar a Rota Migratória das Aves no Estuário do Tejo e como esta pode ficar tremendamente em risco com a construção do novo aeroporto. Aliás, o Sr. Michael O’Leary, CEO da Ryanair até já apresentou uma solução rápida e económica: cartuchos de shotgun. Acredito que este indivíduo está para as aves selvagens como Heydrich esteve para os Judeus e consequentemente para a Solução Final.

 

IMG_7346.JPG

 Escrevo com algum atraso, não por me ter esquecido, pois o facto de subscrever a Greenpeace na Argentina e algumas publicações das Nações Unidas lembrar-me-iam mesmo que não me recordasse. Escrevo agora, porque ainda quis aferir da divulgação deste dia em Portugal. Contudo, quer-me parecer que as eleições de um clube de futebol e o vernáculo e falta de nível adjacente são mais importantes e valorizados em Portugal que a descoberta de uma cura para a doença de Alzheimer ou até do Ébola. Ainda vou ver os portugueses totalmente a par da constituição dos orgãos sociais do Águias da Bobadela e alheios a uma  declaração de guerra por parte da Coreia do Norte ao Japão. Quando olharem para o céu pensarão, por certo, que o Inverno Nuclear virá de Almaraz...

 

Ainda vamos todos a tempo, e a primeira forma de começarmos a fazer alguma coisa é, por exemplo, protegermos as espécies que temos em Portugal que, mesmo no nosso dia-a-dia colocamos em risco. Eu, por exemplo, sou apaixonado pelo Lobo-Ibérico (costumo dizer que tenho um em casa, embora falsificado, pois fala alemão) e sempre que posso, mesmo informalmente tento alertar para a riqueza de tão nobre animal.

 

Eu sei que era mais interessante correr pelo Lobo Ibérico, até porque hoje em dia, se queremos ser solidários, fazemos uma corrida, aparecemos na TV e no Facebook como se fôssemos o Carlos Lopes e somos solidários por uma boa causa. Convém é que possamos aparecer nas fotos, que isto de correr sem mostrar a indumentária (solidária) e sorrir para a foto não é correr. Perdoem-me “running”, desculpem, não quis ofender ninguém... “running”...

 

Hoje é dia 07, eu sei, mas qualquer dia é bom para proteger e aprender com as “bichezas”, façam algo pela vida selvagem... eu se tiver tempo ainda vou andar de bicicleta... "cycling"... perdoem...

 

Sem ideias? A ONU dá-vos tudo, até para criarem o vosso evento: http://www.wildlifeday.org

 

Fonta das Imagens: Própria

Imagem 01: Cegonha Branca (Espécie Protegida)

Imagem 02: Lince Ibérico Embalsamado - Museu de História Natural e da Ciência - Lisboa

Autoria e outros dados (tags, etc)


44 comentários

Imagem de perfil

De Maria a 07.03.2017 às 10:04

Mais uma vez aqui a ignorante assum-se como tal... não fazia ideia que este dia estava instituido :(
E claro que nunca teria interesse suficiente para ser abertura de telejornal... não vende.
Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 07.03.2017 às 10:10

Está… mas também é só desde 2013…
Imagem de perfil

De Maria a 07.03.2017 às 10:11

já tinha obrigação de o conhecer!
mais uma vez obrigada querido mestre do saber!
Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 07.03.2017 às 10:13

Foi só uma partilha, nada do outro mundo. Também me fizeste recordar o Sueco!
Imagem de perfil

De Chic'Ana a 07.03.2017 às 10:17

Por vezes pergunto-me até que ponto é que realmente essas organizações de corrida / running, contribuem para a causa em si.

É que se formos a ver, é necessário pagar o equipamento (tshirt técnica), os seguros da prova, as autorizações de isto e de aquilo, e que apesar de existirem parceiros, também existem sempre custos, que são retirados do valor da inscrição..
Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 07.03.2017 às 11:10

Acredito que, em alguns casos, seja gerado algum retorno. Depende muito do investimento dos parceiros. No entanto, o que me fica é a questão do… até que ponto é viável, isto como um todo, até porque em muitas situações são sempre as mesmas associações.

Além disso, enquanto a cidadania for fraca, é natural que existam muitas associações a aproveitarem-se de muitas situações.
Imagem de perfil

De Maria Mocha a 07.03.2017 às 10:34

Excelente!
Com essa das corridas, desculpa, running, lembrei-me daquelas correntes no FB para ajudar pessoas a vencer o cancro. Enfim...
Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 07.03.2017 às 13:44

É aqui que levanto os meus braços e digo… não tenho facebook… embora reconheça que do ponto de vista do marketing é uma "tool" muito boa.
Imagem de perfil

De Sónia Pereira a 07.03.2017 às 11:47

A promoção dos dias disto e daquilo só é feita quando há algum tipo de interesse comercial envolvido ou então quando dá um fácil motivo de reportagem televisiva. De resto, passa tudo despercebido nos meios de comunicação nacionais.
Todos os dias têm de ser de promoção e preservação da vida selvagem, mas haver um dia específico para alertar consciências mais adormecidas é sempre uma boa coisa. A nossa relação saudável com a natureza só acontece com uma mudança de consciências, da forma de ver o mundo. E no que diz respeito ao lobo ibérico, isso é fundamental. A interação entre o lobo, as populações e o gado não pode só estar baseada no interesse humano, como muitas vezes ainda está, pondo em risco o habitat e o próprio lobo.
Bonita foto da cegonha. Há uns tempos também tirei uma em Aveiro a uma pousada em cima de um poste. http://quimeraseutopias.blogs.sapo.pt/cegonha-4147
Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 07.03.2017 às 13:50

O Lobo Ibérico em Portugal é uma luta antiga, de poucos, contra muitos. E não basta mostrar o Lobo aqui e acolá como se de uma atracção se tratasse. Bem ou mal os lobos já estavam lá antes dos humanos… mas nós, todos nós sem excepção, esquecemos isso.

A propósito desse tema ainda aqui vou falar…

Bela foto, adoro aves, sobretudo as de presa, no entanto, as cegonhas, pelo seu porte e beleza são qualquer coisa. Gosto muito e em Portugal não faltam! Ainda bem! A tua foto está muito gira!

E agora só me lembro do "tac tac tac tac tac" que elas costumam fazer com o o bico.
Imagem de perfil

De Mamã Silvestre a 07.03.2017 às 12:13

Não conhecia que se assinalava o dia, mas acho muito bem.
Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 07.03.2017 às 13:44

Sim, desde 2013, ainda é recente.
Imagem de perfil

De Francisco Freima a 07.03.2017 às 12:17

Desconhecia por completo a existência do Dia Mundial da Vida Selvagem
Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 07.03.2017 às 13:45

Agora que conheces, toca a fazer qualquer coisa.
Imagem de perfil

De a mãe dos PP's a 07.03.2017 às 14:03

Amanhã é o dia da mulher
Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 07.03.2017 às 14:52

Outro dia com sentido, desde que não transformado na parvoíce a que se assiste muitas vezes :-)

E… algumas mulheres zangadas não são diferentes de alguns animais selvagens :-)
Imagem de perfil

De Rita PN a 07.03.2017 às 14:22

Sou mais uma acrescentar ao número de pessoas que desconhecia a existência do dia Mundial da Vida Selvagem...
Li num dos teus comentários que o mesmo foi implementado em 2013... Ou seja, há quatro anos. Agora diz-me, será a vida selvagem tão insignificante assim, que em quatro anos da existência deste dia, o mesmo não tenha seja do conhecimento de uma boa parte do mundo? (Sim, não acredito que sejemos só nós, leitores deste blog, os ignorantes nessa matéria).

Dia mundial para aqui, dia mundial para ali... Marketing para aqui, marketing para acolá. Interesses aqui, interesses além. Campanhas (com alguns fins lucrativos), peditórios, reportagens televisivas e redigidas com determinadas finalidades, algumas suspeitas (sim, porque voltando ao tema das associações e fundações muito há para ser falado. Já aqui falamos sobre os métodos usados para que, através delas, se encham os bolsos a alguém... E no que a certas e determinadas causas diz respeito, é fácil comover os mais sensíveis, não só de que ao contribuir com determinada quantia estão a contribuir para o bem da humanidade, como a retirar-lhes dos ombros, o peso de nada fazerem, em vida, a respeito dessa mesma causa.)
Atenção que não generalizo! Não é aplicável a todas, felizmente.

Figuras públicas dão a cara por muitas das causas e dias mundiais. Alguns por puro marketing pessoal. Outros, porque de facto contribuem pessoal e monetariamente para. E de entre tantos que adoram animais, ninguém se lembrou deste dia?!
Recordo-me da campanha lançada para apadrinhamento de animais no nosso Zoo.
Seria interessante neste dia (já que nos restantes há muito mais para se comemorar e depressa se esquece o que passou), relembrar a existência do Zoo, por exemplo. Contribuir de alguma forma para a melhoria das condições nas reservas naturais, consciencializar para a importância da preservação e proteção das espécies selvagens... Entre tantas outras coisas...

Bom, olha, obrigada por fazeres de mim um bocadinho menos ignorante! :)
Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 07.03.2017 às 15:03

Se fossem só aqueles que sofrem e se auto-flagelam a ler-me estava isso tudo muito bem :-)

"a retirar-lhes dos ombros, o peso de nada fazerem, em vida, a respeito dessa mesma causa.) " essa é uma grande discussão. Não seria grave se a recolha realizada fosse sempre bem utilizada, o que, como dizes, nem sempre acontece. Parece, pelo menos em Portugal, por exemplo no Reino Unido não é assim, que falar de Solidariedade e Negócio é proibido e imoral… no entanto… quantos desistem porque não conseguem subsistir e ao mesmo tempo gerir uma IPSS ou uma associação? Existem demonstrações de resultados e relatórios de contas de algumas associações que nos deixariam de boca aberta… pela negativa… são mais lucrativas e possuem mais riqueza que um sem número de PME's em bloco. Mas isso é outra longa questão… há bons exemplos também!

Quem gere as reservas e parques naturais… achas que presta mesmo um bom trabalho como referes? Sobretudo nesta óptica que estamos a discutir? Não me parece. Ainda é tudo muito burocrático e fechado… o cidadão comum ainda não atingiu, no entendimento de alguns, a capacidade celestial e intelectual de ter uma palavra a dizer nestas matérias.

Marketing Pessoal… Marketing Pessoal… como fervoroso adepto e defensor do marketing também sei distinguir boas práticas de más práticas :-)

Obrigado eu pelos comentários sempre recheados de qualidade e com muito interesse para a discussão.
Imagem de perfil

De Rita PN a 07.03.2017 às 16:47


"Quem gere as reservas e parques naturais… achas que presta mesmo um bom trabalho como referes?" - julgo não me ter expressado devidamente. O que prendi dizer, foi exatamente o contrário. Não que eles prestam um bom trabalho, mas que nós, cidadãos, deveríamos contribuir, de alguma forma, para a melhoria das condições nas reservas naturais e deveria ser tomada, por parte das entidades competentes, uma atitude com vista à consciencialização para importância da preservação e proteção das espécies selvagens.
Como "desculpa", poderiam utilizar este dia.

Pois... As IPSS... E os seus relatórios de actividade económica... No coments.

Grata pelo elogio aosmeus comentários. Eu continuo a dizer que o mérito é teu.
Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 07.03.2017 às 17:24

Expressaste, fui eu que fiz a provocação, pois deduzi que fosse essa a tua opinião.

O envolvimento dos cidadãos é sempre importante, contudo, é preciso que os mesmos queiram estar envolvidos. E aí… não são somente uns passeios, são precisas verdadeiras acções que mostrem às pessoas como se pode alterar o rumo das coisas ou até… preservar as espécies. Temos de deixar os programas pesados e burocráticos e até rentabilizar estes espaços com actividades bem interessantes e apelativas. As novas tecnologias podem prestar um apoio fundamental… mas… e pegando numa coisa bem simples… já viste os "sites" destes espaços?

O mérito, acima de tudo, é vosso… são vocês que trazem questões verdadeiramente interessantes. E quando recheadas de conteúdo, como são as tuas, quem tem que agradecer sou eu.
Imagem de perfil

De Rita PN a 07.03.2017 às 18:20

Ahahaha dedução errada :-)

" O envolvimento dos cidadãos é sempre importante, contudo, é preciso que os mesmos queiram estar envolvidos. E aí… não são somente uns passeios, são precisas verdadeiras acções que mostrem às pessoas como se pode alterar o rumo das coisas ou até… preservar as espécies.Temos de deixar os programas pesados e burocráticos e até rentabilizar estes espaços com actividades bem interessantes e apelativas." - Sem dúvida! É por aí!

Sempre humilde, Robinson. Funcionamos em simbiose contigo! O teu blog é uma união de sinergias. Grata pela minha quota parte ehehe

Quanto aos sites, não visitei muitos. Nem sou visitante assídua, confesso. Talvez por falta de informação ou de conteúdos que nos cheguem mais rápida e facilmente à mão. (Falo por mim).
Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 07.03.2017 às 20:44

Muito obrigado!

Se os conteúdos não te chegam é a prova clara de que as coisas não funcionam como deviam. Em termos de marketing, algo está mal…

Mais uma vez, muito obrigado...
Imagem de perfil

De fashion a 07.03.2017 às 14:52

Muito importante, mesmo! Pena que as pessoas só protejam o que é fácil, automático e "dê nas vistas". beijinhos
Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 07.03.2017 às 14:53

Beijinhos e obrigado.
Imagem de perfil

De Marta Elle a 07.03.2017 às 16:01

Para mim todos os dias são "Dias da Bicharada".
As minhas gatas foram ambas resgatadas da rua, dou comida aos pardais e aos pombos, fui vegetariana durante alguns anos e, embora já não seja por motivos de saúde, continuo a fazer muitas refeições vegetarianas, todos os dias assino petições a favor de animais...
Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 07.03.2017 às 17:20

Ora aí está um bom exemplo de como cuidar da bicharada!

Comentar


Pág. 1/2



Mais sobre mim

foto do autor



Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.


Mensagens

Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D

Pesquisar

  Pesquisar no Blog






Copyrighted.com Registered & Protected 
CRD7-BFJD-IWHB-ZXDB