Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Barceloneta, Onde Fica o Coração...

por Robinson Kanes, em 08.11.17

IMG_1503.jpg

 Fonte das Imagens: Própria.

 

Do Port Olímpic caminhamos facilmente junto ao mar pelo passeio marítimo. Este é talvez um dos melhores programas entre o bulício de uma moderna metrópole e o azul do mediterrâneo, isto, enquanto observamos as crianças de diferentes origens e nacionalidades no "Parc de la Barceloneta". E é aí, ao chegar a Barceloneta que o ar tem outro cheiro, que uma diferente Barcelona olha para nós e nos apela a deixar o mar apesar do convite dos bares mais turísticos.

 

Barceloneta não é um bairro muito antigo, percebe-se pela arquitectura. Nasceu no século XVIII quando os habitantes da "La Ribera" foram expulsos por Filipe IV que ordenou a construção da "Ciutadella". Foi, e é ainda, um bairro típico de pescadores e operários (uma dos ambientes que gosto de frequentar), todavia, bem diferente daquele que era antes da modernização de que foi alvo aquando dos Jogos Olímpicos em 92.

IMG_1522.jpg

Lembro-me de Barceloneta que, segundo alguns, inspirou Cervantes numa passagem de D. Quixote, e sentir inveja de ver muitos dos meus amigos morarem naquele bairro - denote-se que estava a viver em Ausiàs Marc, pelo que não me poderia queixar, pelo contrário. Barceloneta é o expoente máximo da cultura mediterrânica em Barcelona (apesar de ser um bairro recente), dos cheiros, das conversas, da vida e contrastes que nos fazem indagar se estamos no norte de África, ou num qualquer bairro do sul de Itália. Mas não comparemos, Barceloneta é diferente. Foi lá que aprendi a cozinhar alguns petiscos senegaleses, foi lá que descobri uma forma low-cost e eficaz de polir faróis, foi também naqueles recantos que, entre peixe frito e outras tapas únicas me foi possível conhecer grandes indivíduos.

 

É também aqui que fica o "La Bombeta", um pequeno restaurante e sempre apinhado de gente e que acabava por ser o escape aos restaurantes caros e tremendamente turísticos do "Passeig Joan de Borbó". Aliás, como qualquer bairro, para se encontrar boa comida e... bons amigos, o ideal é sempre ir para o centro, neste caso, alguns dos mais especiais encontram-se perto do "Mercat de la Barceloneta", uma óptima alternativa à carérrima e descaracterizada "Boqueria". Basta seguir pela "Carrer de la Maquinista" que é também onde se encontra o "La Bombeta". Nem cinco minutos são a pé e sempre é possível recordar os bombardeamentos da aviação alemã durante a "Guerra Civil" através da inúmeras placas que se encontram espalhadas. Também é aí que temos uma imagem tipicamente mediterrânica, com habitantes locais à conversa e crianças ainda a brincar na rua - uma raridade - bem mesmo em frente na "Plaça de Pompeu Gener". E depois de tantos recantos, perceberemos que o "La Bombeta" nem é o melhor de todos...

IMG_1509.jpg

Neste pequeno bairro conquistado ao mar, existe também espaço para apreciar o património que vai para além das construções civis, refiro-me sobretudo à "Església de Sant Miquel del Port", uma igreja barroca que vibra, quando em Setembro, Barceloneta é um palco de festa com cortejos e uma animação no bairro e nas praias. É totalmente impossível não ficar contagiado pelas danças e folia daqueles dias. Penso que só em Andaluzia conseguem isso de mim, até porque não sou de danças, mas este foi um dos locais onde não consegui resistir.

IMG_1507.jpg

Uma outra nota de destaque é o edifício e o próprio "Museu de História da Catalunha", já na direcção do "Port Vell". Este museu é interessante, pois além de contar a história da Catalunha desde a época pré-história é bastante interactivo, os miúdos adoram-no e os adultos apaixonam-se pelo restaurante no piso superior com um terraço e umas vistas únicas para o "Port Vell".

IMG_1494.jpg

Recordo agora com saudade a praia depois de umas animadas conversas entre vinho e comida em alguns dos pequenos recantos de Barceloneta... Recordo aquele momento que nos fins de tarde outonais tinha para mim um encanto especial, mais do que no Verão onde os turistas e os próprios habitantes da cidade preenchem o espaço até à exaustão. Recordo o dia em que tirei algumas destas fotografias, um dia em que vesti a pele de turista e não senti nem um terço das emoções que se têm como habitante...

Barcelona é especial e se admito que o meu coração ainda hoje está naquela cidade, por certo está bem guardado num qualquer local de Barceloneta, possivelmente numa das varandas à espera que o resto do corpo o encontre um dia.

IMG_1520.jpg

Autoria e outros dados (tags, etc)


35 comentários

Imagem de perfil

De C.S. a 08.11.2017 às 10:02

As tuas palavras denotam saudade, sem dúvida.
Barcelona é especial. Se Sevilha tem uma cor especial (é eu adoro Sevilha, Barcelona tem toda uma vivência especial. É uma cidade que tem tudo.
Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 08.11.2017 às 11:05

Muitas saudades, foi o maior erro da minha vida, ter regressado a Portugal :-)

Sevilha e toda a Andaluzia são qualquer coisa, aquela gente não existe...


Imagem de perfil

De C.S. a 08.11.2017 às 18:48

Deve ser tramado ter essa certeza... Contudo, já sabes o que te espera lá e se te faz mais feliz, um dia hás de regressar.
Já fui muitas vezes a Sevilha, mas nunca durante "la feria de abril, pero un día me apunto"...
Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 08.11.2017 às 19:25

Não tenho dúvidas, seja a Espanha ou a Itália, mas há-de ser numa dessas localizações que morrerei...

"Genial! Eso si, es fiesta"...
Imagem de perfil

De C.S. a 08.11.2017 às 19:29

Já viveste em Itália também?
É um dos países que quero conhecer mais, já estive e Roma e Florença, mas soube a pouco e quero muito voltar a essas cidades para conhecer melhor.
Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 08.11.2017 às 19:33

Não, e por vezes nem sei se conseguiria. Trabalhar com aquela malta não é fácil e o norte (Milão e Turim) que é onde se trabalha e produz, não me atrai assim muito. Além disso, os italianos são os primeiros a dizer que aquilo não é tão atraente como parece.

No entanto, já por lá andei algumas vezes, tenho grandes amigos e sim, seria o local perfeito para morrer.

Roma e Florença são lindas... O que me entristece em Roma é o facto da "Dolce Vita" ser somente para 1% dos que lá habitam. Mas é uma cidade, sobretudo o centro, que é qualquer coisa. Florença é sem palavras, mas não fica à frente de Siena.
Imagem de perfil

De Maria a 08.11.2017 às 12:59

Apesar de ter adorado Barcelona, não seria destino a repetir sem primeiro conhecer tantos outros... até te ler
Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 08.11.2017 às 15:55

:-)

Espanha é sempre daqueles locais que merece sempre a pena repetir... :-)
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 08.11.2017 às 14:01

Isto é viajar
Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 08.11.2017 às 15:56

Aqui foi mais o viver... Mas sem dúvida... Recomendo.

Muito obrigado :-)
Imagem de perfil

De Happy a 08.11.2017 às 14:50

Eu adoro Barcelona. Para mim é a minha cidade favorita em Espanha. Costumo dizer Barcelona e Viena, para mim são as melhores!
Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 08.11.2017 às 15:57

Viena tem épocas do ano. Não deixa de ser uma cidade escura. Barcelona tem algo que a torna especial, mas rivaliza fortemente com Sevilha, Corunha, Alicante, Málaga e outras tantas cidades... Já nem falo de Madrid, que não sendo propriamente a mais bela de todas me encanta sempre...
Imagem de perfil

De Happy a 08.11.2017 às 21:41

Mas o que eu amo em Viena são as avenidas magistrais, os monumentos e cultura.
Claro que Barcelona tem luz, movimento, cor, estrutura. Se tivesse de escolher outra cidade de Espanha, teria que ser País Basco. Adoro o País Basco porque não consigo dissociar as pessoas, a sua extrema hospitalidade.
Imagem de perfil

De Happy a 08.11.2017 às 21:41

Quis dizer cidade do País Basco, claro...
Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 08.11.2017 às 22:48

E a comida... E a comida :-)
Imagem de perfil

De Ladys a 08.11.2017 às 15:47

Já fui a Barcelona e Adorei, nunca me vou esquecer da sensação que tive ao ouvir tocar harpa no Parque Guel.
Gosto de ler as descrições de quem viveu e conheceu esta linda cidade por dentro :). Marina
Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 08.11.2017 às 15:59

Também lá irei... Embora tenha sempre visitado o "Parque Güell" por "fora", não justifica o custo só para estar no terraço. Tem umas vistas excelentes :-)

Obrigado...
Imagem de perfil

De Corvo a 08.11.2017 às 15:48

Pois é. Deixa-me a salivar, mas infelizmente não conheço.
Foi lá que aprendeu a cozinhar alguns petiscos senegaleses.
Agora imagine eu, no ultimo chantier em que trabalhei no Gabão, o cozinheiro era senegalês.
Esse não só petiscos como todo o resto.

Um excelente dia.
Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 08.11.2017 às 16:03

Não salive... O "Corvo" conhece e viveu coisas em África que fazem invejar qualquer um, e eu estou incluído nesse lote... :-)

Têm um prato que quando olhamos parece uma "Paella", o "Thieboudienne", tive de andar a testar no "google" até chegar ao nome correcto. Aquilo é uma maravilha! O Senegal é outro país daqueles embora na Europa exista sempre uma má imagem do mesmo...

Gabão, e o "Corvo" é que saliva? Está bem...

Uma óptima tarde...
Imagem de perfil

De Maria Araújo a 08.11.2017 às 17:35

Ai, que eu gostei imenso de andar por Barceloneta, muito mais ampla e sossegada.
Fui duas vezes a Barcelona, não fui ao Parque Guell, achei que não era importante. e lhe que mesmo assim, há muito ainda para ver.
Conheço Sevilha, fui lá duas vezes, a última na Expo 92, e acho que voltaria lá.
Estive em Madrid há 3 anos, mas quero repetir. Adorei!
Adoraria conhecer Córdova, Toledo, Salamanca ( esta passei perto), e outras tantas, sobretudo as que têm muito da cultura árabe.
As do norte, conheço Vigo, Santiago de Compostela, Lugo, e outras de passagem.
Espanha é enorme e tem muito para oferecer.
Já agora, e não ligua às fotos, se quiser, espreite aqui:

http://cantinhodacasa.blogs.sapo.pt/tag/barcelona





Imagem de perfil

De Maria Araújo a 08.11.2017 às 17:35

Corrijo:
* ligue
Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 08.11.2017 às 18:08

Em viagem, mais do que ir picar o ponto a todo o lado, é importante ir ao que se gosta e depois descobrir, penso que esse é um dos segredos. Hoje o "picar ponto" para o facebook e para a "posta de pescada" é obrigatório :-)

Sevilha é linda, a grande cidade mais espanhola de Espanha. A Sevilha e a Andaluzia nunca me canso de ir, aquilo ferve. Já Madrid, é Madrid, um dos melhores anti-depressivos que existem e o passeio a Toledo e Aranjuez é obrigatório. Córdoba é uma paragem obrigatória e fica perto de Sevilha e Jaén, sempre dá para juntar. Vigo é uma Madrid do Norte :-) e Santiago dispensa apresentações, para si é perto, não está longe.

Por acaso, já passei várias vezes ao largo de Lugo e nunca parei, e confesso que até tenho bastante interesse. E no fim, Espanha é linda!

Já vou ver as fotos...


Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 08.11.2017 às 18:28

Que grande passeio, visitou os pontos "in" todos!

O "Port Vell" é dos meus preferidos e o miradouro no Arenas também. Tenho grandes fotografias de lá... Foi bom recordar... Os restaurantes lá é que, enfim...

O Hospital de La Santa Creu i San Pau é fantástico, só conheço por fora, fiquei com "inveja" :-)

A Sagrada Família só me encanta o exterior, bem como as "casas", tinha um colega que morava perto no Carmel que andava sempre a dizer que não percebia porque é que as pessoas gostavam tanto desses locais com tanta coisa bonita em Barcelona :-)))

O saco da H&M era para fazer uma homenagem à marca da terra.

Barcelona, para mim, é daquelas cidades que todos os cantos são turísticos, mesmo para os lados de Lobregat e dos seus diferentes bairros, a par de Barceloneta era onde tinha mais colegas e amigos.

P.S: O Palau de la Música é qualquer coisa.


Imagem de perfil

De Maria Araújo a 08.11.2017 às 19:54

Ahahahah!
O saco da H&M era de uma das amigas e nem sequer me lembro o que continha.
Penso que segurei-o para ela poder tirar fotos.
Atenção que não consegui ver o Hospital de La Santa Creu i San Pau só foi visto por fora. Já estava na hora de fechar não dava tempo à visita.
Ficou muito por ver, sobretudo o interior dos palácios e igrejas, mas três dias foram para ficar com uma ideia do que é Barcelona.
Termos ido a Barceloneta, foi por minha vontade porque queria descobrir o que havia para lá do Porto.
E valeu esse dia por todos os outros e até pela minha primeira viagem relâmpago que fiz com uma amiga do Brasil.
Até amanhã.
Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 08.11.2017 às 20:07

Foram três dias bem aproveitados... :-)

Até amanhã :-)
Imagem de perfil

De HD a 08.11.2017 às 18:51

Que espetáculo! :-)

É bom saber que alguém ainda vê o deve ser mostrado... nestes tempos conturbados :-)
Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 08.11.2017 às 19:26

Esta cidade foi bombardeada durante a Guerra Civil, não fossem as memórias e ninguém dava por isso...

Acho que os fazemos mais conturbados do que são... A cidade continua viva e recomenda-se...
Imagem de perfil

De HD a 08.11.2017 às 20:58

Tens toda a razão, a opinião pública é que marca o tempo... e os espaços!
Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 08.11.2017 às 22:58

Perdão, era (in)felizmente :-)
Imagem de perfil

De cheia a 08.11.2017 às 19:13

Nunca fui a Barcelona. Obrigado por este passeio!
Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 08.11.2017 às 19:27

Obrigado eu por me acompanhares :-)
Imagem de perfil

De O ultimo fecha a porta a 08.11.2017 às 21:54

obrigado pela partilha e fotos :)

Comentar



Mais sobre mim

foto do autor



Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.


Mensagens

Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D

Pesquisar

  Pesquisar no Blog






Copyrighted.com Registered & Protected 
CRD7-BFJD-IWHB-ZXDB