Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]


13 de Maio é Dia de "Regime Sunset Party"!

por Robinson Kanes, em 09.05.17

8134558944_95bc748e70_k.jpg

Fonte da Imagem: Biblioteca de Arte da Fundação Calouste Gulbenkien

 

Quer-me parecer que no dia 13 de Maio alguém para os lados do Vimieiro e outro alguém para os lados do Rio de Janeiro terão motivos de sobra para montar uma psicadélica no túmulo e dançar. Dançar qual festa underground em Reiquejavique ou Copenhaga! Untz... Untz... Untz... (imaginem esta batida a acompanhar o resto das minhas palavras). 

 

É verdade, o Professor Marcelo (o Caetano) e o Professor Salazar mal sabiam que após 43 anos do golpe militar que fez cair o regime ditatorial iriam ter um dia inteiramente dedicado aos próprios... E logo no "Maio, Maduro Maio", imortalizado por Zeca Afonso.

 

O 13 de Maio arrisca-se a ser a celebração dos três pilares que a história e os críticos celebraram como as bases do regime: Fátima, Futebol e Fado! Senão vejamos: o Benfica (o antigo clube do regime para muitos) arrisca-se a ser campeão nacional já no dia 13 de Maio! E quando o Benfica é campeão, o país entra em modo de feriado, aliás, só a expectativa de ser já está a parar a nobre nação! E pára literalmente... Até eu parei quando a comitiva do ano passado foi recebida em festa na Câmara Municipal de Lisboa em hora de ponta. Quem estava a trabalhar teve de ficar debaixo de um calor intenso na rotunda do Marquês de Pombal cerca de uma hora à espera que passasse um autocarro! Isto será festa para durar umas duas semanas e aumentar dramaticamente a taxa de natalidade do país.

 

O dia 13 de Maio também será o mote para a visita do Papa Francisco e para a celebração do centenário das aparições de Fátima! A classe política já lá está para o beija-mão e o país vai parar. Não entendo é todo o aparato, pois nem em cimeiras da Nato vi tanto exercício de segurança. A BMW é que não se fez rogada e já “ofereceu” uma viatura para a GNR fazer publicidade! Com 10 milhões a ver, só em Portugal, fora no resto do mundo, é o investimento em marketing mais lucrativo do ano. Eu faria o mesmo!

 

Mas o dia 13 de Maio também pode ser um dia para festejar um outro “F” e não é o Fado. O Fado agora é só para alguns e trocou a “tasca” pelos grandes palcos, pelos vestidos de estilita e jóias caras, logo, perdeu esse estatuto. Algum fado já parece mais Pop e Soul do que propriamente a canção tradicional que qualquer um canta desde que diga "Aiiiiiiiiieeeen Mooooooooouuuuurariaaaaaaa". Já dizia Fernando Farinha na sua Canção de Lisboa, "O fado é chique".

 

Agora, e como alguém da nossa praça já o disse, o outro “F” são os Festivais ou “Fest” como se convencionou chamar. Até o mais típico festival português apanha com o “Fest”, ou não duvidem que a existir, ainda teríamos um “Coirato Portugal Fest” (eu sei que é courato, mas é como o touro e toiro para os aficionados).

 

Mas, em minha opinião, o terceiro “F” é o Facebook - que engloba aqui outras redes sociais. Tivessem Marcelo (o Caetano) e Salazar conhecido Mark Zuckerberg, o Facebook teria sido o substituto perfeito da PIDE e com sede em Portugal, na Rua António Maria Cardoso, em Lisboa, e não em Menlo Park na Califórnia. Imaginem como a PIDE seria desnecessária pois voluntariamente os cidadãos fariam chegar as informações a quem os quisesse controlar, além de que, viveriam uma vida que julgavam ser em plena liberdade mas com os constrangimentos de fazer uma vida para os outros de modo a não serem ostracizados pela turba. Mais que controlar cidadãos era importante controlar a exposição. Um trabalho bem mais fácil, em meu entender.

 

Acredito que os dois professores estarão também satisfeitos pelo facto do Presidente da República ter sido uma pessoa do regime anterior, embora os portugueses, sobretudo os críticos do regime, só conheçam a imagem construída no pós-revolução. Acresce a este um sem número de indivíduos que hoje tem destaque na vida pública portuguesa e bebeu muito do regime ditatorial.

 

Em suma, tivessem aqueles dois governantes pensado bem e trocado o “F” do fado pelo “F” do Facebook e ainda hoje seriamos um país a viver numa ditadura, assim, vivemos em várias... menos mal...

 

(Actualização: 09/05/20167 12:00 GMT)

Graças aos poucos que ainda se dedicam a ler-me, venho a informar que se junta mais um "F": o de Festival da Canção! Em suma, já montei a tenda no Poço do Bispo e pode ser que apareçam alguns fantasmas para entrar nesta "Sunset Party", até o DJ vai ter aquela voz de rádio dos anos 50)

Autoria e outros dados (tags, etc)


61 comentários

Imagem de perfil

De Ana a 09.05.2017 às 09:49

Não há Fado mas vai haver um outro F musical nesse dia. Se hoje o Salvador Sobral passar (vamos a ver), aposto que haverá mais gente do que o habitual a ver o Festival da Eurovisão. Fátima, Futebol, Festival da Eurovisão.
Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 09.05.2017 às 09:51

Ou seja, conseguimos ir mais longe e acrescentar mais F's! Bem metido. Confesso que tem sido matéria acerca da qual estou totalmente a leste...
Imagem de perfil

De Chic'Ana a 09.05.2017 às 09:54

Oar bem, não podia estar mais de acordo com a Ana... O terceiro F bem que nos podia levar a um lugar cimeiro =)
Beijinhos
Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 09.05.2017 às 11:51

Estou mesmo a leste :-)
Beijinhos
Imagem de perfil

De Maria a 09.05.2017 às 10:11

E mais uns F... Férias que se avizinham
Fogo, estavam dificeis!
Fantástico ler-te!
Fim!
Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 09.05.2017 às 11:54

Aproveita-as bem!
Obrigado, também é bom passar no "Oh, Por Favor!"
Fim!
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 09.05.2017 às 10:56

Quem semeia ventos.
Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 09.05.2017 às 11:52

"colhe tempestades" e "depois da tempestade a bonança".
Obrigado por passar...
Imagem de perfil

De Sónia Pereira a 09.05.2017 às 11:05

Futebol, Fátima e Festival e aquilo é que vai ser uma Tumba Party de arromba. Até me fizeste imaginar o Marcelo e o Salazar a dançar ao som de uma batida maluca com umas luzes psicadélicas a acompanhar.
Por acaso encontrei na net uma montagem em foto genial do que será o dia 13. Uma nossa senhora de Fátima com cara de Salvador Sobral e vestida com uma t'shirt do Benfica. :)

Será mesmo uma espécie de comemoração saudosista de tempos idos, novos tempos com um travo a mofo. Mas é mesmo assim: podemos largar o passado, mas o passado não se descola de nós.
Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 09.05.2017 às 11:56

Ou nós não queremos que se descole… e depois damos outro nome a esse sentimento ;-)
Imagem de perfil

De Cecília a 09.05.2017 às 11:23

o maio, assim como muita coisa, de tão maduro, está a cair de podre.

realmente o mais doloroso é ver o benfica ser campeão mas que se pode fazer! o espírito santo também já não é o que era.

quanto ao facebook e quejandas são os novos pão e circo, as novas fogueiras inquisidoras. sempre assim foi, sempre assim será. hajam uns quantos que ainda vejam o sentido e a importância de lutar contra leões - ou governantes preservados em formol.

carrega Francisco!



Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 09.05.2017 às 11:57

Prometo que não vou discutir futebol, ontem já tentaram com o Belenenses :-)

A diferença é que agora não precisamos de Dominicanos, o povo encarrega-se de fazer fogueiras sem necessitar de agitadores.
Imagem de perfil

De Cecília a 09.05.2017 às 12:07

o povo foi/é sempre o maior agitador - mas normalmente gosta de optar pelos lados errados. não houvesse publico para fogueiras e guilhotinas, casas dos segredos e app medonhas, e as coisas ruiriam per si.

Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 09.05.2017 às 12:13

Por acaso, acerca das guilhotinas é interessante ver o relato de Charles Dickens no seu a "História de Duas Cidades" e de como o poder na rua pode ter consequências nefastas para um país. A Revolução Francesa foi um banho de sangue que não foi somente liderado por políticos e intelectuais…

Em relação ao espectáculo, com sangue (não só metaforicamente falando) já é algo que vem bem lá de trás. O Circo de Roma e outros anteriores não enchiam por acaso :-)
Imagem de perfil

De Cecília a 09.05.2017 às 12:17

é disso que falo.

e desde Caim.
Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 09.05.2017 às 12:19

E a ser verdade, arrisca-se a ser o homicídio com a pena mais longa da Humanidade :-)
Imagem de perfil

De Cecília a 09.05.2017 às 12:22

ou o habeas corpus mais famoso da humanidade
Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 09.05.2017 às 15:22

ahahahahahahah mas como alguns "habeas corpus" enquanto dura, muitos dramas vão acontecendo…

(muito bom, este adorei)
Imagem de perfil

De Francisco Freima a 09.05.2017 às 13:04

Dessas celebrações todas, a única que me interessa é o título do Benfica, embora nunca festeje fora de casa. Para mim é conduta anti-desportiva esfregar a nossa alegria na cara dos outros, se as pessoas fossem mais comedidas naquilo que celebram talvez houvesse menos confusão. Podiam festejar na rua, sim, mas com civismo, sem empatar a vida dos outros e sem provocar ou insultar adeptos rivais.
Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 09.05.2017 às 15:23

Eu vou celebrar a companhia da minha mãe e da minha miúda, vamos ao teatro e só não fujo para fora porque existem afazeres profissionais que o impedem...
Imagem de perfil

De fashion a 09.05.2017 às 13:46

Já não vivemos em ditadura? ;)
Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 09.05.2017 às 15:24

Manipulação?
Liberdade extrema para muitos e com consequências negativas para outros?
Ocultação?
Perseguição?
Ostracização?
Corporativismos?

Acho que não :-)
Imagem de perfil

De fashion a 09.05.2017 às 17:01

Pois, também não me parece :)
Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 09.05.2017 às 18:11

ahahahahahahah
Imagem de perfil

De Marta Elle a 09.05.2017 às 14:36

Ou seja, os regimes mudam mas os vícios das pessoas permanecem, mesmo que mudem ligeiramente.
Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 09.05.2017 às 15:25

Ou os regimes são um espelho da nação… em termos históricos 43 anos não são muito tempo. Mas à velocidade que as coisas mudaram nos últimos anos, ainda me espanta tanta colagem… mas aí daquele que diga que as coisas do "fascismo" é que eram boas :-)
Sem imagem de perfil

De Luis costa a 09.05.2017 às 14:41

E vale a pena pensar nisto.
Abraco
Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 09.05.2017 às 15:25

Obrigado Luis.

Abraço...
Imagem de perfil

De Rita PN a 09.05.2017 às 16:41

A propósito de Facebook, ditaduras e mês de Maio:

http://www.porto24.pt/cidade/rui-moreira-podemos-precisar-ditadura/

Faltam os Foguetes, Robinson. A malta gosta de foguetes!
Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 09.05.2017 às 18:10

Obrigado pelo artigo.
Discordo em alguns pontos… nos erros, eu também os dou, mas não faço revisão de texto :-)

Comparar a Turquia a países da União Europeia também é totalmente fora de contexto… a história de uns e de outros mostra que na Turquia as coisas são feitas de forma diferente. Se devemos estar alerta? Sim, mas comparar é como comparar azeite e água…

Concordo, no entanto, com a visão futurista baseada na participação dos cidadãos em muitos mais aspectos, e acrescentaria mais… o voto como dever e não como direito.

Finalmente também concordo com a fraqueza institucional e de valores dos partidos portugueses face aos desafios contemporâneos!

E venham foguetes! Por acaso eu adoro fogo de artifício :-)
Imagem de perfil

De Rita PN a 09.05.2017 às 20:16

A propósito de erros, eu vejo com cada um na comunicação social... meu deus.
Eu também os dou, nos comentários então... escrever sem tempo e sem a devida concentração dá nisto. Mas... errar é humano. Quem não erra?

Julgo eu que o RM chamou a Turquia ao palco, dado o enredo em torno da sua candidatura há UE. Interesse que este país demonstra desde 1987 e que está novamente na ordem do dia. Mas... isto sou eu a pensar alto. Não vejo outra explicação para a comparação.

De resto, concordo, tal como tu, com os pontos de vista apresentados.

Gostava de alguém independente e tão capaz como o RM na câmara de Beja, é tudo o que posso dizer. Talvez a Fénix renascesse das cinzas.
Os partidos e os seus representantes, neste momento, atuam mais por interesses e egoísmo partidário do que em prol dos cidadãos e do bem comum.

Fogo de artificio é magia que une a terra ao céu :-)
Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 09.05.2017 às 21:53

Sim, mas eles têm revisão de texto…

A adesão da Turquia tem muito que se lhe diga, além de que passaria a ser o país com maior número de representantes no Parlamento… o maior e o mais populoso, só Istambul tem mais habitantes que Portugal… depois convém não esquecer que a Turquia é um país árabe… estará a UE preparada para isso?

Precisam-se sobretudo de pessoas com sentido de Estado e Comunidade não nas palavras e nos afectos mas nos actos…

Gostei da descrição de fogo de artifício, só poderia vir de uma Poeta!
Imagem de perfil

De Rita PN a 09.05.2017 às 22:07

Não é que não a tivessem... ter até têm... não é lá grande coisa, mas têm!

A UE não está de todo preparada para a inclusão da Turquia. Se entre nós já não nos entendemos e se começa a perceber claramente que muitas das posições extremistas apenas servem para unir todos os "contra", com o objectivo de rebentar a corda ao centro e fazer cair o outro extremo, imagine-se com um país árabe cujo poder seria demasiado grande entre nós.
Por mais que se idealize união entre povos, existe toda uma panóplia de factores que jamais o permitirão. E quando se trata de poder e religião... a coisa sempre azedou.

"Precisam-se sobretudo de pessoas com sentido de Estado e Comunidade não nas palavras e nos afectos mas nos actos…" e com urgência, no comando deste país! E não só...~

ahahaha os poetas são tramados :)
Imagem de perfil

De Robinson Kanes a 10.05.2017 às 09:01

ahahahahahah muito bom!

É aí que é importante chegar… a aproximação entre religiões pode ser uma realidade, mas quando se trata de dividir a casa, as coisas podem já não correr tão bem…

:-)

Comentar


Pág. 1/2



Mais sobre mim

foto do autor



Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.


Mensagens

Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D

Pesquisar

  Pesquisar no Blog






Copyrighted.com Registered & Protected 
CRD7-BFJD-IWHB-ZXDB